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5 HÁBITOS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA VIDA DE UM CORREDOR

Certamente você já deve ter se perguntado “como é que fulano melhorou tanto na corrida dele?” ou “como ciclano consegue correr assim?”. Quando falamos de um atleta profissional, diversos pontos devem ser levados em consideração, a começar pelo fato de que, neste caso, o corredor vive da corrida e, assim, toda a sua energia está concentrada ali. Isso não significa que os atletas amadores não possam manter-se saudáveis e que corram felizes, num ritmo bom e, em constante evolução.

A boa notícia é que há muitos desses hábitos de atletas profissionais que podem ser adaptados para a rotina de pessoas comuns que buscam se tornar mais velozes, saudáveis e felizes na corrida. Bons hábitos é que vão imprimir no atleta a imunidade contra o desgaste extremo durante a prática esportiva. Vamos falar, abaixo, de 5 hábitos iniciais que fazem a diferença na vida de um corredor.

  1. Consistência nos treinos

Você já deve ter ouvido a palavra “consistência” em diversas conversas entre corredores, não é mesmo? Manter consistência nos treinos, significa ter em mente que o caminho para o sucesso nem sempre está nas corridas longas ou no treinamento rápido. Todo esporte é construído num trabalho a longo prazo, mês após mês. De nada adianta sair correndo uma distância grande num domingo e passar o resto da semana sem treinar porque está cheio de dor. Ser constante tem a ver com continuidade e fluidez. É importante, também, manter um registro de como foi seu treino – não só a distância e o ritmo, mas também como se sentiu e onde correu. Assim, você pode comparar e alterar seus treinos, de modo a torná-los mais consistentes.

  1. Aquecimento adequado

Nosso corpo é uma máquina. E, se até mesmo as máquinas, começam a funcionar num ritmo e vão evoluindo, é natural que o nosso corpo também passe por esta adaptação, concorda? Para isso, iniciar sua corrida com o aquecimento adequado, ajuda na performance do seu treino, diminuindo as possibilidades de lesão e tornando o início da corrida mais agradável.

  1. Esforço na medida certa

É muito importante que você saiba quando precisa se esforçar mais e quando precisa descansar. Não haverá evolução em sua corrida com esforço demais e nem com esforço de menos. Nos treinamentos de um corredor bem-sucedido, existem os dias tranquilos e os dias cansativos. Essa polarização dos treinos entre difíceis e fáceis, tem foco na forma física em um dia e na recuperação de maneira ideal no outro.

É extremamente arriscado manter uma rotina de treinos seguidos com muito esforço. Isso potencializa as chances de você se machucar, além de, prejudicar a qualidade do seu treino, uma vez que, cansado, dificilmente você completará um treino com excelência.

  1. Descansar, é preciso!

Já que falamos sobre treinos com muito esforço, vale frisar que, dias cansativos fundamentalmente necessitam de um descanso apropriado. A longo prazo, seu corpo não se adequará ao treino se ele não descansar o suficiente. As duas melhores maneiras de se recuperar do esforço são ter uma boa noite de sono e, eventualmente, respeitar as folgas entre os treinos.

  1. Ganho de força

Se você é do time que pensa que, apenas correr já é o suficiente, redobre a atenção nesta dica. É claro que, a corrida por si só, já é um baita exercício, porém, os corredores que têm o menor histórico de lesões focam não só no ganho de resistência durante o treinamento mas, também no ganho de força. Isso acontece porque músculos mais fortes ajudam na postura durante a corrida e, principalmente, tendem a suportar melhor os impactos das passadas. Treinos de musculação específicos para a corrida auxiliam no ganho de performance pois, fortalecem e preparam os músculos de forma adequada.

 

Dicas anotadas é hora de colocar em prática. Bons treinos!

 

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Como aquecer antes de Correr?

Estar preparado para sair correr e não aquecer antes é receita para lesões.
Se você começa uma corrida sem aquecimento, corre o risco de estiramento muscular, uma ruptura parcial de tendão, canelite (inflamação do periósteo da tíbia), dor articular ou iniciar num pace que você não consegue sustentar por muito tempo.

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Blog do corredor

O Blog do Corredor é feito por corredores de rua que amam a corrida.

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