Author

mm

Maicon da Cunha

autor

Pai do Vicente e do João Vitor, casado e apaixonado pela Teresinha Lanzarini ♥︎ Corredor de rua, incentivador do esportes, adoro sair correndo por ai atras de novos desafios, a corrida veio para ficar em minha vida e dessa paixão nasceu o blog do corredor e o App Icorreu, onde tento incentivar e trazer mais pessoas para a pratica de corrida. Se gostou de minhas dicas e aventuras, me segue também no Instagram (@maiconcunhaa) e no Facebook (/maiconcunhaa).

Como começar a Correr!

COMO COMEÇAR A CORRER?

Bom, resolvi iniciar o blog com esse post porque acho ele muito pertinente, esse é um assunto que muitas pessoas têm dúvidas e acredito muito que esse meu relato pode sim mudar a vida de muitas delas, como já mudou, e muita gente vem e me perguntar “Como você começou a correr?”, “Era difícil no começo?”, essas são algumas entre outras milhares de perguntas que eu vou tentar esclarecer aqui nesse post.

Mas lá estava eu, tentando iniciar um treino na academia pela milésima vez, Gordo, sem grana, sem autoestima e sem a mínima vontade de treinar, só jogava bola e brigava com todo mundo no futebol de sábado kkkk!!

Foi assim mesmo que eu comecei a correr, há três anos, empurrado por um amigo, que por varias e varias vezes me convidou para ir em uma corrida, e eu sempre falava:

Quando é a próxima corrida? nessa eu vou! me inscreve lá que irei! Mas nunca apareci!!

Três anos depois, aqui estou eu, pra convencer vc ou a seus amigos de que sim, é possível começar a correr qualquer que seja a sua condição. Até pq hoje mais magro, mais preparado fisicamente, com a autoestima em alta e feliz da vida com a corrida, me sinto capaz e seguro em falar isso para vocês.

A corrida já faz parte da minha rotina, consegui atingir um equilíbrio na alimentação, perder 20kgs e reduzir pelo menos metade da minha ansiedade. Minha vida familiar melhorou muito, as amizades que fiz não tem explicação, são coisas que nunca imaginei conquistar, que só com a corrida de rua consegui.

 

Essa foi minha primeira corrida de 10km, por coincidência uma corrida organizada pelo Rodrigo Cirilo, que foi meu primeiro incentivador, aquele mesmo, que enrolei por anos kkk e a meu lado está a segunda pessoa mais importante nessa trajetória, João Cesár Lechiv, o cara que foi lá e pagou a minha primeira inscrição em uma corrida, e ai não tive como escapar, foram o 4,3km mais sofridos da minha vida, sai de lá falando que nunca mais iria correr na vida.

Mas ninguém nasce sabendo correr, ou bom em corrida, na verdade ninguém nasce  bom em nada. Tudo nessa vida é persistência, treino e repetição naquilo que te faz bem!

Começar a correr foi difícil sim! Eu comecei a correr em uma corrida de 4,3km em volta de um lago aqui da cidade, sem sequer ter treinado um dia para isso, mas querendo correr 1km sem andar!  

Não muito rápido, mas insistindo no fato de que não caminharia, quebrei nos primeiros 500 metros, mas continuei, como era um lago, não tinha como voltar atrás, ou terminava a prova ou tinha que nadar para atravessar ele, ou passava aquela vergonha chegando do lado errado porque não conseguiu seguir em frente,  mas fui em frente e terminei!

Depois fui melhorando meu tempo de semana em semana e uma hora meu corpo sentia que seria totalmente possível correr um km a mais. Então passei a correr 4km sem andar. E isso levou tempo. Não é da noite pro dia!

Dai entrei para um grupo de corrida, o que fez toda a diferença entre continuar no esporte ou desistir, o clima de um grupo é outro, te faz continuar, te faz ir cada vez mais longe, te incentiva e faz seus treinos e corridas ficarem mais fáceis e divertidos.

De pouco em pouco fui subindo minha quilometragem,  se superando todos os dias e nessas pequenas superações diárias, quando eu vi tinha feito 8km em 50 min. Depois estava fazendo uma prova de 10km e em menos de um ano estava correndo uma meia maratona, mas essa é uma história para um próximo post, pois minha primeira meia maratona foi fantástica e cômica!!  

Ninguém corre 21km em um treino. Sempre deixamos essa distância pra corrida!

Mas eu segui isso a risca, nunca tinha corrido mais que 10km e fui lá e me escrevi em uma meia maratona logo de cara, geralmente se treina de 6 a 15 km, variando as distâncias pra não desgastar e tem toda uma preparação alimentar também.

Uma noite antes de uma corrida, principalmente uma meia maratona, precisamos comer muito carboidrato a noite, eu particularmente não gosto muito, mas é o recomendável, não tomar nada que dê dor de barriga no café da manha ajuda muito, ou se não já viu né, tem que dar aquela parada no meio da corrida, e isso não é muito legal não… 

Enfim, vários macetes que aprendemos com um bom acompanhamento técnico e nutricional!

Hoje em dia eu encontrei um prazer enorme na corrida!!!

Pra quem esta começando as dicas são:

  • Ir aos poucos
  • Conversar e se cercar de pessoas que também tenham prazer em falar sobre isso e dividir as mesmas experiências
  • Participe de um grupo de corrida se possível
  • Mudar o cenário (correr na rua, no parque, montar rotas diferentes) faz os treinos ficarem mais interessantes

A dica mais especial que posso dar a todos é:

Leve a Família junto, pois além de ficar mais divertido, você vai fazer o bem a quem está do seu lado!

 

Assim cada treino fica diferente um do outro. Participar de provas também é muito bacana!

Corrida é um esporte onde sempre tem opção de auto superação. Você corre mais do que pensava que aguentaria e você descobre isso nas provas.

E essa sensação a gente leva pra vida, de saber o quanto nossa mente nos limita de coisas que nós conseguimos realizar SIM.

E ai, quando vai começar a correr?

Se já começou a correr, conte para nós como foi esse inicio em um dos esportes mais apaixonantes.

Compartilhe suas experiências marcando nosso insta @icorreuapp e #blogdocorredor

 

Blog do corredor

O Blog do Corredor é feito por corredores de rua que amam a corrida.

Posts mais lidos

Categorias